quarta-feira, 16 de junho de 2010

RAP e PCU uma parceria de sucesso!




Antes de começar a ler, dê uma olhada nas nessas siglas:

RAP da Saúde = Rede de Adolescentes Promotores da Saúde

PCU= Plataforma dos Centros Urbanos

SMSDC= Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

CEDAPS= Centro de Promoção da Saúde

UNICEF= Fundo das Ações Unidas para a Infância

GAL= Grupo Articulador Local


O projeto RAP da Saúde é da SMSDC em parceria com o CEDAPS e em sua primeira versão atuou em cinco comunidades do município do Rio de Janeiro, entre elas Rocinha, Vidigal, Alemão e Maré.

A plataforma é uma iniciativa da UNICEF que visa mobilizar comunidades populares emtorno dos direitos das crianças e adolescentes dos centros urbanos do país, organizadas em GALs. Hoje existem 53 GALs no município do Rio. O GAL é formado por:


  • Integrantes de grupos ou organizações locais;
  • Instituições do poder público (escolas, unidades de saúde...);
  • Adolescentes comunicadores;

Os adolescentes comunicadores são capacitados para a produção de ações e peças de comunicação, usando vídeos, fotografias, textos, poesias...tudo a fm de colocar a Plataforma na rua, na comunidade, para que todos saibam o que esta acontecendo e principalmente como participar dela e se juntar a essa inciativa tão bacana!

Com a parceria entre RAP e PCU todo adolescente comunicador da Plataforma passa a ser também um adolescente multipicador promotor da saúde do RAP da Saúde, tendo bolsa paga pela prefeitura para ajudar na sua formação de promotor da saúde. Assim o RAP que antes atuava em cinco comunidades se expande para 53 e os jovens comunicadores/promotores vão ter acesso à vária capacitações na área da saúde e apoio técnico para realizar as suas atividades.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O RAP hoje


O projeto hoje conta com a participação de aproximadamente 130 jovens entre eles multiplicadores, dinamizadores e estagiários. O RAP está presente em 53 comunidades, representadas pelos seus GALs e dois Adolescentros, o Augusto Boal, que fica na Maré e o Paulo Freire, que fica na Rocinha.




  • Dinamizadores: esses jovens tem mais experiência e atuam como facilitadores dos jovens multiplicadores, os acessorando e capacitando.


  • Multiplicadores: em geral são mais jovens e menos experientes que os dinamizadores.


  • Estagiários: atuam mais próximo à coordenação assumindo tarefas que podem ser mais complexas.


Todos os três atuam como Promotores de Saúde! A ídeia é que essa iniciativa promova a inserção dos temas da saúde como importantes para a qualidade de vida das pessoas, através da difusão de informações, fortelecimento do vínculo com as unidades de saúde de referência e da mobilização comunitária :)